segunda-feira, 22 de março de 2010

Do sonho nasce o projeto... Da união ele acontece!

Há alguns anos a preservação sócio-ambiental deixou de ser um problema regional, que atinge somente pequenas comunidades e localidades, e hoje, é uma preocupação mundial. Em conversas despreocupadas, há quase uma década, algumas pessoas da comunidade e freqüentadores da Prainha Branca, falaram em preservação, educação ambiental, novas gerações, cultura caiçara e em união.
Uma união necessária, decisiva e fundamental, que o Universo conspirador fez presente propiciando o encontro de pessoas, que apaixonadas e preocupadas com um lugar, uma comunidade e o futuro, iniciaram um movimento, um sonho.
Deste encontro nasceu em 28 de fevereiro de 2010, a OVPB – ONG Viva Prainha Branca, uma entidade sócio-ambiental que tem como filosofia a “Conscientização pela Ação e Educação”.

O grupo que fundou a OVPB – ONG Viva Prainha Branca, já vem desenvolvendo projetos, em parceria com a comunidade e o grupo de monitores locais.
O projeto “Plantando o Futuro” realizado em junho de 2009, para comemorar o mês do meio ambiente, reflete e demonstra que ações simples podem ter resultados na preservação do meio ambiente e na educação ambiental das novas gerações.
Tão simples como deveriam ser, a manutenção dos direitos, a preservação da família, da cultura, dos costumes e do meio ambiente.
Com a participação ativa de membros da comunidade caiçara da Prainha Branca na administração da OVPB, transformamos este movimento, num movimento também da comunidade. Uma ferramenta para buscar melhoria na qualidade de vida, educação, saúde e direitos.
Podemos realizar muitas coisas, a união é capaz de coisas incríveis, mas se o nosso empenho e dedicação conseguir mudar para melhor, uma realidade que seja, todo trabalho terá valido a pena.
Esperamos que nossas ações sejam multiplicadoras da consciência que buscamos e divulgamos.

OVPB – ONG Viva Prainha Branca, este movimento não pode parar!

Dia 21/03/2010 aconteceu um almoço/encontro em São Paulo, uma confraternização entre alguns membros da OVPB, neste almoço/encontro ficaram pré-definidos algumas ações futuras, e entre elas, o projeto "Filhotes de Bem-te-vi" uma parceria entre a comunidade caiçara da Prainha Branca e a OVPB.
Neste projeto acontecerão o resgate e manutenção da cultura da Folia de Reis feita na Prainha Branca, e a inicialização musical das crianças. Com aulas teóricas e práticas de música, e a participação do grupo de foliões da Prainha Branca, apresentando os instrumentos usados na forma endêmica que a Folia de Reis é feita na Prainha Branca, letras de música, formas e maneiras de acordar os moradores para receber em suas casas a Bandeira do Divino, como e por que esta manifestação cultural acontece, enfim, resgatar e manter viva a cultura caiçara, protegendo esta manifestação cultural do "progresso" que ja eliminou muito da riqueza cultural e regional do nosso país.
É desejo da comunidade caiçara da Prainha Branca, que esta tradição não desapareça, como em muitos outros lugares, a identidade nacional de um povo, nasce nas regiões, e é regionalmente que precisam ser protegidas e mantidas.

2 comentários:

  1. VIVA PRAINHA BRANCA.PRAINHA BRANCA PARA OS MORADORES DA PRAINHA BRANCA,QUE SEMPRE,COM TANTO AFINCO E AMOR PRESERVAM ESSA BELEZA DIVINA,QUE MERECE TER CONTINUIDADE DE SEUS CUIDADORES.

    ResponderExcluir
  2. Bonita iniciativa.. Parabéns
    Sou moradora de Santos, mas ainda não conheço a Prainha, mas tenho acompanhado de longe a vontade de vcs em preservá-la.

    Parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir